Programação

Toda a programação tem entrada franca.
Senhas distribuídas duas horas antes.
Classificação indicativa – Livre para todas as idades.

Agosto

12/0820h Palavra de Palhaço Pururuca (Brasil João Carlos Queirolo) e Zabobrim (Esio Magalhães – Barracão de Teatro de Campinas – SP)
13/0820h Cena de Palhaço
(Espetáculo solo com o palhaço Zabobrim)
“WWW para Freedom”
Espetáculo de palhaço sobre a guerra para ser livre. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência! WWW para Freedom é um código de operação militar. Soldados são mandados para libertar um povo de um terrível ditador.  Em algum lugar do mundo e em algum tempo. Mas um soldado, na hora de bombardear o alvo, questiona para que serve tudo aquilo e faz uma operação, não militar, em nome da liberdade na qual acredita.
26/0820h Palavra de Palhaço Puchy, Pepin e Florcita (Armando Klenque, Raul Hernando Robayo e Maria Duran ) e Margarita (Ana Luisa Cardoso, professora de palhaços, atriz e diretora – RJ)

Setembro

09/09 - 20h Cena de Palhaço
Apresentação de solos dos palhaços Dudu, Margarita e Provisório 
Solos de Palhaço
Dudu,
o palhaço cientista, acaba de chegar de Massachusetts para apresentar suas últimas descobertas científicas. Enquanto isso o palhaço Provisório se arruma para um encontro com sua amada e a palhaça Margarita faz uma faxina no teatro, onde os três se encontrarão para seus respectivos solos.
16/09 - 20h Fórum Caminhos da Formação em Palhaçaria – Encontro entre palhaços e formadores de palhaços para discutir os caminhos da formação em palhaçaria hoje. Tema: Pós graduação para o Palhaço de Hospital – Convidados: Morgana Masetti (psicóloga, especializada em psicologia hospitalar, consultora da área de pesquisa dos Doutores da Alegria), Olivier Terreault (palhaço e cofundador
do Jovia/Canadá e do Teatro do Sopro/RJ) e Ana Achcar (coordenadora do Programa Enfermaria do Riso/UNIRIO).
23/09 -20h Maratona Cine Palhaço (Exibição comentada de trechos de filmes sobre palhaços e suas cenas/gags no teatro, no circo, na rua, nos hospitais.) Tema: A transgressão e o palhaço
Comentaristas convidados: Olivier Terreault (palhaço e cofundador do Jovia/Canadá e do
Teatro do Sopro/RJ) Sávio Moll (ator e palhaço, diretor do programa Clownspital) e André Rodrigues (palhaço e doutorando em palhaçaria).

Outubro

14/1020h Palavra de Palhaço Biribinha (Teófanes Silveira – Alagoas) e Dudu (Eduardo Andrade, ator, designer e palhaço – RJ)
27/1020h Cena de Palhaço
Apresentação final de trabalho da Oficina Memória de Palhaço
Exercício cênico sobre as histórias dos palhaços de circo através da apresentação de gags, números, narrativas, e jogos cômicos.
Direção de Ana Achcar e Flavio Souza
28/1020h Palavra de Palhaço Pirajá e Teco Teco (Pirajá Bastos e Walter Carlo – da Escola nacional de Circo – RJ) e Provisório (Kadu Garcia – Roda Gigante- RJ)

Oficina

Ao longo dos 3 meses da residência, além da programação acima detalhada, o programa oferece a “Oficina Memória de Palhaço”. O trabalho se desenvolverá em três módulos consecutivos: Jogo Cômico da Máscara, História de Palhaços e Cena de Palhaço, nos meses de agosto, setembro e outubro, sempre às segundas feiras.

Serão 25 vagas e a seleção será feita mediante apresentação de currículo e ficha de inscrição através do email – teatropoeiraoficinas@gmail.com     Os candidatos deverão ter experiência em palhaçaria e ter idade superior a dezoito anos.

A oficina será ministrada por Ana Achcar e Flavio Souza.